Corpo Docente

Constituído por professores especialistas, mestre e doutores formados pelas principais instituições de ensino.

 

Coordenação Geral

Profª. Msc. Patricia Angelo de Castro Cotti

Coordenadora Geral da UBS Escola de Negócios; Diretora Vogal do IBEVAR

Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Diretora da Felisoni Consultores Associados; MBA de Varejo pelo PROVAR/FIA; Mestre em Administração – FEA/USP; Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários; Extensão em Varejo Europeu – PROVAR/FIA e Grenoble Ecole Management; Advogada; Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da FIA e da UBS Escola de Negócios; consultora especializada em comportamento do consumidor.

Adriano Costa Sá

Especialista em Gerenciamento de Marcas e Produtos em mercados altamente competitivos e sensíveis a inovação.

Ampla experiência como gestor executivo de branding, com sólidos conhecimentos no uso de todas as ferramentas de marketing, comunicação integrada e trade marketing para o gerenciamento de marcas, com o objetivo de definir estratégias de crescimento com base no melhor posicionamento de mercado, aumento de share e rentabilidade, consolidando a marca, a imagem e a reputação dos produtos e da empresa junto ao consumidor e demais públicos de interesse.

Sólida experiência na Gestão Estratégica de Áreas e Unidades de negócios, gerenciamento de projetos e budget, e liderança de equipes, além de sólidas formações acadêmica, cultural e tecnológica. Forte Liderança, Pensamento Estratégico e Interação com as demais áreas, principalmente de projetos, pesquisa e desenvolvimento, suprimentos e comercial, além de ampla facilidade de sugerir e adaptar-se às mudanças e agilidade e determinação na solução de problemas.

Especializações:Gestão estratégica de marcas e produtos, gestão executiva de negócios, relacionamento estratégico com clientes e parceiros, gestão de marketing, gestão de comunicação, trade marketing, inovação, criatividade, planejamento e aplicação de budget, relações públicas, planejamento de mídia on e off line, definição de pipeline para 5 e 10 anos, direção de criação em embalagem, ações em pdv.

LinkedIn Currículo

Alan Nader Ackel Ghani

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Administração de Empresas pela USP (2011), atua em temas ligados à Economia e Finanças.

Currículo

Alex Souza Bertoldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é diretor – Bertoldi e Nagao Consultoria e Treinamento Empresarial e professor titular da Rede Gonzaga de Ensino Superior. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, desenvolvimento e estruturação organizacional e gestão no terceiro setor.

LinkedIn Currículo

Alexandre Cabral Cardoso

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1997), especialização em MBA em Finanças pelo Grupo IBMEC(2000), especialização em MBA em Derivativos pela BMF & USP(2001) e mestradopelo Grupo IBMEC(2006). Tem experiência na área de Economia.

LinkedIn Currículo

Allan Pitter Pressi

Pós-graduado em segurança da informação pelo IBTA, consultor de empresas, palestrante, especialista na área de segurança da informação. Atualmente sou professor universitário, consultor em Segurança da Informação, Especialista em Mídias Sociais e Negócios Eletrônicos, pesquisador, consultor de redes de computadores, especialista em soluções tecnológicas para qualquer tipo de empresa. Consultor de Otimização Matemática a Empresas e sistemas de informação. Alta capacidade de promover transformações no meio acadêmico através de projetos de cunho prático e voltado ao mercado de trabalho.

LinkedIn Currículo

Amélia Regina Caetano

Economista e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com 20 anos de experiência, a executiva integra a equipe do Grupo IBOPE desde 2002 e atualmente ocupa o cargo de diretora executiva corporativa, responsável pelas áreas de recursos humanos, comunicação, Finanças e Administração, Juridico e Integridade Corporativa, gestão do conhecimento, Instituto Paulo Montenegro, IBOPE Ambiental e também pelo IBOPE Educação, empresa de educação executiva que oferece formação especializada na busca e análise de informações.

Ana Claudia Costa

Ex-Diretora executiva do POPAI Brasil. Graduada em moda, possui MBA em branding pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento do consumidor. Ministra aulas de comportamento do consumidor no curso de pós-graduação estratégica em moda, na FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado), da FGV (Fundação Getulio Vargas), Saint Paul e UBS Escola de Negócios. Ministra aulas de gestão de PDV, na graduação da UBS – Escola de negócios. Por quatro anos, atuou como diretora de branding, em Portugal.

Andrea Securato

Atua desde 2008 no mercado de gestão educacional
Especialista em Varejo, além da graduação em Administração de Empresas e Direito, possui MBA em Varejo pelo PROVAR/FIA

André Taue Saito

Doutor, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). É professor de Finanças da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e editor-adjunto da Revista RBGN. Foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Administração (MPA), da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Saint Paul Escola de Negócios, tendo atuado como docente e coordenador dos cursos de extensão e educação continuada, em pós-graduação e MBA’s.

LinkedIn Currículo

Arthur Vieira de Moraes

Atua no mercado de capitais como agente autônomo de investimentos (antigamente chamado de corretor de valores) desde 19/01/1999, assessorando pessoas físicas com seus investimentos em ações, fundos imobiliários e renda fixa. Professor de finanças, ministra aulas sobre temas diversos do mercado de capitais e especialmente sobre fundos de investimento imobiliário.
Autor do Blog dos Fundos Imobiliários, no portal InfoMoney. Possui especialização em: Assessoramento de investidores pessoa física. É Professor de finanças e também colunista.

LinkedIn

Bruno Machado

Formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo realizado posteriormente diversos cursos na área de administração de empresas. Especializou-se em Marketing com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Atualmente é Superintendente de Produtos no Itaú Unibanco SA, responsável pela gestão de canais eletrônicos e inovação para empresas. Foi Head de Produtos Cash Management no Itau Unibanco, liderando o desenvolvimento dos produtos de Recebimentos, Pagamentos, Conta Corrente, Tarifas, Cartões, Correspondente Bancário e Projetos Especiais no ano de 2011. Foi Head de Estratégia de Cash Management no Itau Unibanco, sendo a principal interface entre as áreas produtos e vendas, para criação da proposta de valor de produtos, no período de 2007 a 2010. Foi consultor do Extreme Makeover Tecnologia e Financeiro, publicação da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (editora Globo), selecionando três empresas para passar por uma transformação tecnologia e financeira completa, no ano de 2007. Foi Gerente de Produtos Sr de canais eletrônicos no BankBoston N.A, responsável pela definição e implementação de estratégias de eletronização dos produtos de Empréstimos e Financiamentos para os segmentos Pessoa Física e Jurídica no período de 2004 a 2007. Foi Gerente de Produtos Pl de canais eletrônicos no Banco Santos, participando ativamente no planejamento e lançamento do novo mercado de atuação, segmento de Pessoa ísica de Alta Renda no ano de 2003. Foi Gerente de Produtos Pl de canais eletrônicos no Banco Real ABN Amro, responsável criação e desenvolvimento de Produtos para as áreas de Investimentos, Contas Correntes, Empréstimos e Financiamentos, Crédito Imobiliário, Empréstimos Consignados, Cartões e Meios de Pagamentos na plataforma do Real Internet Banking no ano de 2002. Foi Gerente de Produtos Jr de canais eletrônicos no BankBoston N.A, com forte participação na implantação do Office Banking “Internet” e soluções de certificação digital (PKI) no período de 2000 a 2002.

LinkedIn

Carlos Eduardo Furlanetti

Doutorando em Administração (Finanças) pela FEA/USP. É mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP. É graduado em administração de empresas pela EAESP/FGV. Possui especialização em Gerenciamento de Projetos pela Lucent Learning / Stevens Institute of Technology. É professor de finanças dos programas de de pós-graduação da FIA. Foi diretor de gerenciamento de negócios e controller da divisão de serviços de empresas de telecomunicações (Lucent e Alcatel). Criou e coordenou o Núcleo de Planejamento e Controle Comercial da BR Distribuidora, em São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em finanças corporativas; análise de demonstrações financeiras; planejamento e gestão orçamentária; governança corporativa e elaboração de estudos de viabilidade econômica de projetos.

LinkedIn Currículo

Carlos Eduardo Santos

Presidente do Comitê de Prevenção de Perdas do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo.Solutions, Marketing and Store Performance Director da Plastrom Sensormatic. Professor da FAAP, PROVAR/FIA, UBS Escola de Negócios e FAPI em disciplinas relacionadas à prevenção de perdas.

LinkedIn

Carlos Roberto L. Parlatore

Possui especialização em Gestão de Negócios pelo Fundação Armando Álvares Penteado(2000). Atualmente é Professor do Fundação Armando Álvares Penteado.

LinkedIn Currículo

Carlos Vital Giordano

Graduação em Administração, mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (Pós-graduação e MBA) e professor do Centro Paula Souza (MBA).

LinkedIn Currículo

Cesar Akira Yokomizo

É graduado em Engenharia de Computação (2002) pela Escola Politécnica – POLI da Universidade de São Paulo – USP e em Economia (2009) pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade – FEA da Universidade de São Paulo – USP, especialista (lato sensu) em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações (2006) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, mestre (2009) e doutorando (2009-) em Administração de Empresas, ênfase: Sistemas de Informação, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP da Fundação Getulio Vargas – FGV, mestre (2009) e doutorando (2010-) em Administração de Empresas, ênfase: Gestão Estratégica de Negócios, pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade – FEA da Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento e da Inovação, Gestão de Negócios Internacionais, Estratégia Empresarial e Sistemas de Informação. Também tem afinidade com Métodos Quantitativos (Matemática, Cálculo, Estatística e Econometria).

LinkedIn Currículo

Claudio Felisoni de Angelo (professor palestrante)

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Varejo, Internet, Expectativas de Consumo, e-flation e IPI.

Daniel Carrasqueira de Moraes

Mestre em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) (2008) possui graduação em Ciencias Contabeis (2006) e graduação em Administração de Empresas – Insper (2002). Atualmente é professor do Programa de Educação Continuada, POLI USP, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Fundação Instituto de Administração, FIA e Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atuou profissionalmente em estruturação e desenvolvimento de departamentos Administrativos e Financeiros empresariais desenvolvendo trabalhos de contabilidade gerencial, implantação de sistemas de software de gestão baseando-se em E.R.P., elaboração de propostas, contato com agências de rating e avaliação de empresas através de fluxo de caixa descontado, EVA e índices financeiros em geral. Hoje é diretor financeiro da Central de Ensino e diretor financeiro da Indústria a Comércio Lavill.

LinkedIn Currículo

Daniel Carrasqueira de Moraes

Mestre em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) (2008) possui graduação em Ciencias Contabeis (2006) e graduação em Administração de Empresas – Insper (2002). Atualmente é professor do Programa de Educação Continuada, POLI USP, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Fundação Instituto de Administração, FIA e Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atuou profissionalmente em estruturação e desenvolvimento de departamentos Administrativos e Financeiros empresariais desenvolvendo trabalhos de contabilidade gerencial, implantação de sistemas de software de gestão baseando-se em E.R.P., elaboração de propostas, contato com agências de rating e avaliação de empresas através de fluxo de caixa descontado, EVA e índices financeiros em geral. Hoje é diretor financeiro da Central de Ensino e diretor financeiro da Indústria a Comércio Lavill.

LinkedIn Currículo