O Porquê do Curso

O MBA Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas existe desde 2001 e já formou 385 jornalistas que cobrem economia, finanças e investimentos no Brasil.

A realização desse MBA é uma iniciativa da BM&FBOVESPA que visa o desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais e que se insere em um ciclo de relacionamento com a imprensa cujo objetivo é preparar, formar e reconhecer os jornalistas na cobertura dos mercados. Esse ciclo tem início com a capacitação básica por meio do Programa de Workshops para Imprensa e segue com a especialização por intermédio do MBA para Jornalistas e com o reconhecimento do trabalho desses profissionais por meio do Prêmio BM&FBOVESPA de Jornalismo.

 

Perfil dos Participantes:

  • Jornalistas que tenham mais de três anos de conclusão do curso superior e, no mínimo, três anos de experiência de cobertura financeira e/ou econômica nos veículos de imprensa.

 

Aulas presenciais

  • O programa foi estruturado com aulas expositivas, com uma série de recursos didático-pedagógicos, como vídeos, casos, dinâmicas, simulações e exercícios aplicados. A Faculdade UBS se destaca pela junção dos conceitos à prática profissional, com aulas que primam pela interação entre os participantes e troca de conhecimento com foco na atuação no mercado. O corpo docente é composto por professores da UBS Escola de negócios e professores doutores e mestres ou profissionais de reconhecida capacidade na área de finanças e economia do Instituto Educacional BM&FBOVESPA.

 

Calendário do curso

MÓDULO DATAS DOS MÓDULOS SEMANAIS
Módulo 1 – Março/2016 De 14/03/16 (Segunda-feira) à 19/03/16 (Sábado)
Módulo 2 – Abril/2016 De 11/04/16 (Segunda-feira) à 16/04/16 (Sábado)
Módulo 3 – Maio/2016 De 16/05/16 (Segunda-feira) à 21/05/16 (Sábado)
Módulo 4 – Junho/2016 De 20/06/16 (Segunda-feira) à 25/06/16 (Sábado)
Módulo 5 – Julho/2016 De 25/07/16 (Segunda-feira) à 30/07/16 (Sábado)
Módulo 6 – Setembro/2016 De 12/09/16 (Segunda-feira) à 17/09/16 (Sábado)
Módulo 7 – Outubro/2016 De 17/10/16 (Segunda-feira) à 22/10/16 (Sábado)
Módulo 8 – Novembro/2016 De 21/11/16 (Segunda-feira) à 26/11/16 (Sábado)

Informações Adicionais

Carga Horária: 480 horas
Horário: 08h30 ás 17h30 (1 Semana por mês)
Nº de vagas: 30 alunos (Para candidatos aprovados no processo seletivo)

Inscrições: Inscrições abertas até dia 19 de Fevereiro de 2016
Entrevistas: Até o dia 24 de Fevereiro de 2016.
Anúncio da primeira lista de aprovados: 29 de Fevereiro de 2016
Matrículas dos aprovados da primeira lista: 29 de Fevereiro à 02 de Março de 2016
Anúncio da segunda lista de aprovados: 07 de Março de 2016
Matrículas dos aprovados da segunda lista: 07 à 09 de Março de 2016
Início das aulas: 14 de Março de 2016
Término das aulas: Novembro de 2016

Local do curso: Alameda Santos, 1.293, Cerqueira Cesar, São Paulo/SP, CEP 01419-001

Conteúdo Programático

A Edição 2017 terá aulas especiais sobre o uso de Derivativos para proteção em tempos de crise.

O conteúdo do curso tem como objetivo formar jornalistas que dominem os principais conceitos que envolvam a economia do País. Entre os temas abordados estão os mercados de ações e derivativos; os processos de globalização; o mercado de capitais e suas relações com empresas e governos; e os elementos de finanças das companhias e dos setores econômicos em que elas atuam. O conteúdo programático da edição 2017 terá aulas especiais com foco em temas como o uso de instrumentos financeiros para proteção em situações de grande oscilação de taxas de juros, moedas, preço das commodities e das ações, especialmente em momentos de crise.

Ao todo serão apresentadas 23 disciplinas, totalizando uma carga horária de 480 horas. Ao final do curso, os participantes deverão estar habilitados a utilizar o conteúdo abordado sobre os vários mercados, com foco em ações, renda fixa e derivativos, bem como detectar e traduzir em informações os panoramas conjunturais. Como trabalho de conclusão do curso e avaliação final, cada aluno desenvolverá uma monografia.


Cenários Econômicos

  • Conceitos e cenários macroeconômicos
  • Mercado financeiro: Visão Integrada
  • Sistema Financeiro Nacional – Previdência

Conceitos Aplicados

  • Matemática aplicada
  • Estatística básica
  • Matemática financeira
  • Contabilidade Gerencial
  • Elementos da Tributação

Mercado e Produtos Financeiros

  • Mercado de Renda Fixa
  • Operações com derivativos: termo, futuro e swaps
  • Mercado de câmbio
  • Teoria de carteiras e VAR
  • Mercado acionário
  • Avaliação de ações
  • Fundos de investimento e Fundos Imobiliários
  • Operações com derivativos: opções
  • Mercado de Commodities
  • Finanças e avaliação de empresas
  • Práticas Operacionais

Estratégia Corporativa

  • Cenários setoriais e estratégias competitivas
  • Governança e compliance

Trabalho de Conclusão de Curso

  • Metodologia de Pesquisa
  • Elaboração do Trabalho Final

logo_ie_horizontal_web-04

A BM&FBOVESPA S.A. oferece, desde 2001, o curso de MBA Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais para Jornalistas. O Instituto Educacional BM&FBOVESPA e a Academia de Finanças da Faculdade UBS têm a responsabilidade pedagógica do curso.

A BM&FBOVESPA é uma companhia de capital brasileiro formada, em 2008, a partir da integração das operações da Bolsa de Valores de São Paulo e da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Como principal instituição brasileira de intermediação para operações do mercado de capitais, a companhia desenvolve, implanta e provê sistemas para a negociação de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, derivativos financeiros, moedas à vista e commodities agropecuárias.

Por meio de suas plataformas de negociação, realiza o registro, a compensação e a liquidação de ativos e valores mobiliários transacionados e a listagem de ações e de outros ativos, bem como divulga informação de suporte ao mercado. A companhia também atua como depositária central dos ativos negociados em seus ambientes, além de licenciar softwares e índices.

Em dezembro do ano passado, a BM&FBOVESPA comemorou os 15 anos de realização do curso em um evento especial realizado na Sala São Paulo. Na ocasião, ocorreu ainda a formatura da turma de 2015. Confira como foi o evento de comemoração clicando neste link.

Certificação

O Certificado de Conclusão de Curso, será emitido pela Faculdade UBS desde que o aluno tenha:
(i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação,
(ii) 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso
(iii) obtido aprovação no Projeto Aplicativo e Provas (nota mínima 7,0).

Corpo Docente

Os professores das disciplinas são indicados pela Coordenação acadêmica, podendo ser substituídos por outros, desde que mantida a qualificação necessária ao nível de exigência do programa. Além destes profissionais, a Academia de Varejo alocará uma equipe multidisciplinar de professores especializados de seu quadro de funcionários, bem como professores credenciados junto a ela. Para garantir a dinâmica dos trabalhos, também será destacada uma equipe auxiliar.

Coordenação Geral do MBA Jornalistas

Prof. Jose Roberto Securato Junior Diretor da Faculdade UBS, Mestrando em Finanças e Contabilidade pela PUC de São Paulo, Administrador de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Prof. Securato Junior é sócio fundador da Saint Paul Advisors, uma boutique de Fusões & Aquisições. Com experiência de mais de 18 anos em Investment Banking, Prof. Securato Junior trabalhou em diversas operações no mercado de capitais brasileiro e internacional, tanto em dívida quando ações pelo Deutsche Bank Securities, Deutsche Bank SA – Banco Alemão e Banco BNP Paribas entre 2000 e 2013.

Coordenação Geral da Faculdade UBS

Profa. MSc. Patricia Cotti Coordenadora Geral da Academia de Varejo; Diretora Vogal do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Sócia da Felisoni Consultores Associados; MBA de Varejo pelo PROVAR/FIA; Pós-Graduada em Direito Tributário pelo IBET – Instituo Brasileiro de Estudos Tributários; Mestre em Administração, com foco em Economia das Organizações pela FEA/USP; Curso de Especialização em Varejo Europeu: FIA e Grenoble Ecole Management; Advogada (OAB/SP 249.606); Bacharel em Direito pela UNIFMU; Professora dos cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da FIA e da Academia de Varejo.

Os interessados no curso deverão passar, obrigatoriamente, por processo seletivo para análise de perfil e formação das turmas, sendo:
  1. Inscrição gratuita;
  2. Análise curricular;
  3. Entrevista (preferencialmente presencial) com a coordenação do curso.

 

Documentos para Matrícula

Para efetivação da matrícula os aprovados deverão ser entregues em cópia simples (frente e verso) com apresentação da via original, os seguintes documentos:

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais preenchido, rubricado e assinado (todas as vias);
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia do Comprovante de Residência (somente cópias das contas de água, luz, gás ou telefone fixo. Não serão aceitos boletos bancários como comprovante de residência);
  • Comprovante pagamento de matrícula.
  • O candidato estrangeiro quando residente no país, deverá apresentar o comprovante de regularidade de sua permanência em território brasileiro, mediante apresentação do RNE, bem como atestar a residência no Brasil através de um endereço fixo.

 

Informações através:

Preencha o formulário para receber mais informações e plano de pagamento do curso, ou entre em contato através do telefone (11) 3179-9025.

Cursos Relacionados

INSCREVA-SE NO PROCESSO SELETIVO

Preencha o formulário abaixo