O Porquê do Curso

O MBA Varejo, Indústria e Mercado de Consumo é um curso de pós-graduação destinado à formação de um gestor de negócios completo, profissional preparado não só para realizar a tomada de decisão, mas também entender a influência de sua escolha em todo o restante da empresa e cadeia do mercado de consumo.

Por abordar todos os grandes temas de administração (Gestão & Estratégia, Pessoas, Marketing, Finanças e Operação), o curso permite ao profissional o desenvolvimento de competências específicas e de interação com outras áreas, garantindo a efetividade de suas decisões e a tradução da estratégia para a prática.

 

Perfil dos Participantes:

  • Profissionais graduados e com experiência comprovada em cargos de gestão de empresas voltadas ao mercado de consumo que, neste momento de suas carreiras, buscam uma qualificação estratégica para seu desenvolvimento profissional.
  • Administradores pós-graduados em áreas específicas do Varejo ou Administração, que desejem aprimorar seu entendimento da cadeia, com o desenvolvimento de um pensamento macro-estratégico dentro do setor.

 

Diferenciais:

  • O MBA Varejo, Indústria e Mercado de Consumo é o único do mercado que possui como foco o aprendizado mútuo e conjunto, baseado nas experiências empresariais e troca de informações em sala de aula.
  • Com professores de mercado, que ensinam aquilo em que atuam, o curso se diferencia pelo desenvolvimento de uma mentalidade de gestão com foco prático, não somente a reprodução das teorias acadêmicas.
  • Teorias, melhores práticas, tendências mundiais, conteúdos internacionais e pesquisas de mercado são o pano e fundo para o entendimento das necessidades do dia a dia.

Conteúdo Programático


Sistema de Gestão do varejo

  • Varejo: Visão Geral, Cenários e Tendências
  • Economia e Cenários Aplicados ao Varejo
  • Estratégia: Planejamento, Execução e Controle
  • Direito do Consumidor
  • Comunicação Empresarial

Gestão de pessoas no varejo

  • Planejamento Estratégico de Pessoas e Contratação
  • Remuneração e Carreira
  • Liderança e Motivação
  • Direito Trabalhista
  • Técnicas de Negociação e gestão de conflitos

Gestão de Marketing no varejo

  • Marketing Estratégico no Varejo
  • Comunicação e Propaganda
  • Comportamento do Consumidor
  • Branding e Marcas Próprias
  • Canais de vendas: venda direta e e-commerce

Finanças corporativas aplicadas ao varejo

  • Matemática Financeira e Análise de Investimento
  • Demonstrações Financeiras de empresas de Varejo
  • Finanças Comercias e Impostos
  • Análise de Crédito

Gestão estratégica das operações do varejo

  • Prevenção de Perdas
  • Gestão de Operações, Abastecimento e Logística
  • Gerenciamento por Categoria
  • Gestão do Sortimento
  • Trade Marketing

Tópicos avançados de gestão do varejo

  • Tecnologias aplicadas ao Varejo
  • Gestão de Processos no Varejo
  • Gestão de Projetos no Varejo
  • Internet e Mídias Digitais
  • Shopping Center e gestão de franquias

EAD

  • Governança Corporativa (EAD)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social (EAD)
  • Inovação e Empreendedorismo Corporativo (EAD)

TCC

  • Metodologia
  • TCC

Certificação

O Certificado de Conclusão de Curso em nível Especialização, será emitido pela Faculdade UBS, desde que o aluno tenha:

(i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação;

(ii) 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso;

(iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Corpo Docente

Os professores das disciplinas são indicados pela Coordenação acadêmica, podendo ser substituídos por outros, desde que mantida a qualificação necessária ao nível de exigência do programa. Além destes profissionais, a Academia de Varejo alocará uma equipe multidisciplinar de professores especializados de seu quadro de funcionários, bem como professores credenciados junto a ela. Para garantir a dinâmica dos trabalhos, também será destacada uma equipe auxiliar.

 

Coordenação Geral

Profª. Patricia Angelo de Castro Cotti – Diretora de conteúdo e coordenadora dos cursos de graduação, pós e em MBA da Academia de Varejo. Diretora Vogal de Conteúdo do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Doutoranda e Mestre em Administração com foco em Gestão de Varejo pela FEA/USP; MBA de Varejo pelo PROVAR/FIA; Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários; Extensão em Varejo Europeu – PROVAR/FIA, Grenoble Ecole Management (FR) e Exeter University (UK); Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da Academia de Varejo/UBS, IBEVAR e FIA.

Os interessados no curso deverão passar, obrigatoriamente, por processo seletivo para análise de perfil e formação das turmas, sendo:
  1. Inscrição gratuita;
  2. Análise curricular;
  3. Entrevista (preferencialmente presencial) com a coordenação do curso.

 

Documentos para Matrícula

Para efetivação da matrícula os aprovados deverão ser entregues em cópia simples (frente e verso) com apresentação da via original, os seguintes documentos:

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais preenchido, rubricado e assinado (todas as vias);
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia do Comprovante de Residência (somente cópias das contas de água, luz, gás ou telefone fixo. Não serão aceitos boletos bancários como comprovante de residência);
  • Comprovante pagamento de matrícula.
  • O candidato estrangeiro quando residente no país, deverá apresentar o comprovante de regularidade de sua permanência em território brasileiro, mediante apresentação do RNE, bem como atestar a residência no Brasil através de um endereço fixo.

 

Nota informativa:

A Academia de Varejo se reserva o direito de alterar a data de início de seus cursos, bem como proceder com o cancelamento, caso não sejam atendidos os requisitos mínimos para formação. Aos alunos inscritos, é garantida a devolução dos valores pagos, sem quaisquer correções ou acréscimos. São também reservados os direitos pedagógicos de alteração de conteúdo, sempre em prol do aperfeiçoamento acadêmico das aulas ministradas.

 

Informações através:

Preencha o formulário para receber mais informações e plano de pagamento do curso, ou entre em contato através do telefone (11) 3179-9025.

IBEVAR

IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo

As organizações modernas estão em constante procura por lucratividade e crescimento contínuo. A busca por novos clientes e a retenção e a maximização da rentabilidade dos clientes atuais ganham cada vez mais relevância nas discussões empresariais.

Nesse cenário, em que a competição se apresenta constante, o monitoramento do mercado e a identificação dos fatores de lealdade do consumidor se tornam primordiais, demandando esforços das organizações no entendimento de seus clientes, concorrentes e cadeia como um todo.

Cursos Relacionados

INSCREVA-SE NO PROCESSO SELETIVO

Preencha o formulário abaixo