O Porquê do Curso

A pós-graduação em Trade Marketing e Experiência do Shopper é um curso de especialização “lato sensu”, reconhecido pelo Ministerio da Educação, destinado à formação de um profissional capaz de interagir com os ambientes de consumo, com entendimento das demandas e tradução das estratégias em ação.

O curso aborda os principais temas voltados a relação de comunicação e marketing da cadeia de varejo, considerando Industria, Distribuição, Consumo e Serviços, de forma a atuar sobre o ecossistema responsável pela conversão das vendas.

O entendimento da evolução dos comportamentos de consumo, do ambiente de loja e suas comunicações, das estratégias de indústria e de varejo em busca de um aumento de vendas e a tradução das melhores práticas empresarias são alguns dos temas norteadores do curso.

 

Perfil dos Participantes:

  • Profissionais formados com atuação direta ou indireta em marketing, trade marketing ou mercado de varejo, distribuição e consumo.

 

Diferenciais:

  • A pós-graduação em Trade Marketing e Experiência do Shopper se forma pela constante necessidade de atualização profissional e criação de uma mentalidade capaz de entender e antever as mudanças de comportamento de consumo, dentro do ambiente de marketing, inteligência de mercado e vendas. É uma pós-graduação criada a partir das necessidades de mercado, para o melhor desenvolvimento deste.
  • O grande diferencial do curso passa pela utilização de professores de mercado, que trazem para a sala de aula o que há de mais atualizado, as melhores práticas, os erros e acertos mais comuns, sempre com a preocupação de tradução e formação da mentalidade do profissional para a resolução dos problemas de seu cotidiano.
  • O foco em varejo da instituição faz com que todo o debatido em sala de aula tenha um cunho prático, além das teorias tradicionais de marketing.

Conteúdo Programático


Gestão Estratégica de Varejo

  • Varejo: visão geral, cenários e tendências
  • Economia e cenarios aplicados ao varejo
  • Planejamento estrategico e execução
  • Tecnicas de negociação
  • Gestao estrategica de equipes
  • Liderança e motivação
  • Consolidação do Varejo: Fusões e Aquisições
  • Prevenção de perdas
  • Gestao da cadeia de valor

Gestão de Marketing no Varejo

  • Marketing estratégico de varejo
  • CRM e marketing de relacionamento
  • Marketing promocional
  • Mensuração e avaliação de resultados
  • Pesquisa de mercado
  • Branding e gestao de marca
  • Estrategia de canais
  • Getao de preços no canais
  • Gerenciamento de categoria
  • Gestao do sortimento

Trade Marketing e Shopper Understanding

  • Fundamentos de trade marketing
  • Comportamento do consumidor
  • Shopper understanding
  • Direito do consumidor
  • Gestao operacional em trade marketing
  • Arquitetura comercial

Execução estratégica em trade marketing

  • Visual merchandising e comunicação no PDV
  • Ambientação e experiência de compra
  • Tecnologias aplicadas ao PDV
  • Logistica e abastecimento no PDV
  • Gestão de contratos e relacionamento fornecedor
  • Gestao de processos

EAD

  • Sustentabilidade Ambiental e Ética Empresarial
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Comunicação Empresarial

TCC

  • TCC

Certificação

O Certificado de Conclusão de Curso em nível Especialização, será emitido pela Faculdade UBS, desde que o aluno tenha:

(i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação;

(ii) 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso;

(iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Corpo Docente

Os professores das disciplinas são indicados pela Coordenação acadêmica, podendo ser substituídos por outros, desde que mantida a qualificação necessária ao nível de exigência do programa. Além destes profissionais, a Academia de Varejo alocará uma equipe multidisciplinar de professores especializados de seu quadro de funcionários, bem como professores credenciados junto a ela. Para garantir a dinâmica dos trabalhos, também será destacada uma equipe auxiliar.

 

Coordenação Geral

Profª. Patricia Angelo de Castro Cotti – Diretora de conteúdo e coordenadora dos cursos de graduação, pós e em MBA da Academia de Varejo. Diretora Vogal de Conteúdo do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Doutoranda e Mestre em Administração com foco em Gestão de Varejo pela FEA/USP; MBA de Varejo pelo PROVAR/FIA; Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários; Extensão em Varejo Europeu – PROVAR/FIA, Grenoble Ecole Management (FR) e Exeter University (UK); Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da Academia de Varejo/UBS, IBEVAR e FIA.

Os interessados no curso deverão passar, obrigatoriamente, por processo seletivo para análise de perfil e formação das turmas, sendo:

  1. Inscrição gratuita;
  2. Análise curricular;
  3. Entrevista (preferencialmente presencial) com a coordenação do curso.

 

Documentos para Matrícula

Para efetivação da matrícula os aprovados deverão ser entregues em cópia simples (frente e verso) com apresentação da via original, os seguintes documentos:

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais preenchido, rubricado e assinado (todas as vias);
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia do Comprovante de Residência (somente cópias das contas de água, luz, gás ou telefone fixo. Não serão aceitos boletos bancários como comprovante de residência);
  • Comprovante pagamento de matrícula.
  • O candidato estrangeiro quando residente no país, deverá apresentar o comprovante de regularidade de sua permanência em território brasileiro, mediante apresentação do RNE, bem como atestar a residência no Brasil através de um endereço fixo.

 

Nota informativa:

A Academia de Varejo se reserva o direito de alterar a data de início de seus cursos, bem como proceder com o cancelamento, caso não sejam atendidos os requisitos mínimos para formação. Aos alunos inscritos, é garantida a devolução dos valores pagos, sem quaisquer correções ou acréscimos. São também reservados os direitos pedagógicos de alteração de conteúdo, sempre em prol do aperfeiçoamento acadêmico das aulas ministradas.

 

Informações através:

Preencha o formulário para receber mais informações e plano de pagamento do curso, ou entre em contato através do telefone (11) 3179-9025.

IBEVAR

IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo

As organizações modernas estão em constante procura por lucratividade e crescimento contínuo. A busca por novos clientes e a retenção e a maximização da rentabilidade dos clientes atuais ganham cada vez mais relevância nas discussões empresariais.

Nesse cenário, em que a competição se apresenta constante, o monitoramento do mercado e a identificação dos fatores de lealdade do consumidor se tornam primordiais, demandando esforços das organizações no entendimento de seus clientes, concorrentes e cadeia como um todo.

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