O Porquê do Curso

A pós-graduação em Varejo Fisico e Digital é um curso de especialização “lato sensu”, reconhecido pelo Ministerio da Educação, destinado à formação de um profissional capaz de atuar em ambos os canais de distribuição do varejo, de uma maneira integrada e única.

O curso passa pelos fundamentos de gestão de negócios, com aprofundamento das implicações de cada um dos macro-temas de gestão (Gestão & Estratégia, Pessoas, Marketing, Finanças e Operação) no dia a dia dos diferentes canais.

A necessidade de criação de uma linguagem única e visão completa das operações, independentemente do canal a que se destina, é o que norteia o aprendizado proposto.

 

Perfil dos Participantes:

  • Profissionais formados, com atuação direta ou indireta no varejo há pelo menos 3 anos, que desejem aprimorar seus conhecimentos a respeito do mercado de consumo, cadeia e suas dinâmicas.

 

Diferenciais:

  • A Academia de Varejo possui como foco a tradução dos conceitos acadêmicos e teorias administrativas para a prática. Isso faz com que o curso proposto se volte para o entendimento das variações de mercado de uma maneira dinâmica, de acordo com as constantes mudanças de perfil de consumo e estratégias empresariais adotadas em resposta a elas.
  • A Pós-Graduação em Varejo Físico e Digital traz para a sala de aula o debate de um dos principais temas da atualidade, o do omnichannel, guiando o participantes por meio de uma pergunta fundamental: como atuar diante de um cenário integrado, em que o consumidor se identifica com a marca e não com seu canal de interação?
  • Melhores práticas, cases de sucesso, fundamentos de gestão de negócios e dia a dia das diferentes operações são alguns dos conceitos que norteiam os professores e alunos na busca da solução.

Conteúdo Programático


Gestão de Negócios de Varejo

Varejo: Visão Geral, Cenários e Tendências

  • Comportamento do Consumidor
  • Gestão de Canais e varejo loja física
  • Planejamento Estratégico
  • Digital Branding e Gestão de Marcas
  • Gestão de Compras e Fornecedores
  • Logística e Operações: Armazenagem e Transportes
  • Formação de Preços e Gestão de Impostos
  • Planejamento Financeiro, Fluxo de Caixa e Orçamento
  • Direito Consumidor e Trabalhista
  • Gestão Pessoas e equipes
  • Gestão de Estoques, Demanda e Previsão de Vendas
  • Técnicas de Negociação
  • Gestão do mix de produtos

Gestão de Loja

  • Indicadores de Loja e Resultado
  • Tecnologias aplicadas a PDV
  • Ambientação de loja e experiência de compra
  • Trade marketing e execução
  • Gestão de franquias
  • Gestão de loja em Shopping
  • Prevenção de perdas

Gestão Digital

  • Omnichannel e Consumidor 3.0
  • Marketing Digital I (redes sociais)
  • Gestão de Fraudes e Meios de Pagamentos
  • Gerenciamento de Projetos Digitais
  • CRM, Business Intelligence e Big Data

Tópicos avançados (EAD)

  • Governança Corporativa e Ética Empresarial
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Inovação e Empreendedorismo Corporativo

Trabalho de Conclusão de Curso

  • Elaboração do Trabalho Final

Certificação

O Certificado de Conclusão de Curso em nível Especialização, será emitido pela Faculdade UBS, desde que o aluno tenha:

(i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação;

(ii) 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso;

(iii) obtido aprovação em avaliações e provas a que for submetido, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Corpo Docente

Os professores das disciplinas são indicados pela Coordenação acadêmica, podendo ser substituídos por outros, desde que mantida a qualificação necessária ao nível de exigência do programa. Além destes profissionais, a Academia de Varejo alocará uma equipe multidisciplinar de professores especializados de seu quadro de funcionários, bem como professores credenciados junto a ela. Para garantir a dinâmica dos trabalhos, também será destacada uma equipe auxiliar.

 

Coordenação Geral

Profª. Patricia Angelo de Castro Cotti – Diretora de conteúdo e coordenadora dos cursos de graduação, pós e em MBA da Academia de Varejo. Diretora Vogal de Conteúdo do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Doutoranda e Mestre em Administração com foco em Gestão de Varejo pela FEA/USP; MBA de Varejo pelo PROVAR/FIA; Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários; Extensão em Varejo Europeu – PROVAR/FIA, Grenoble Ecole Management (FR) e Exeter University (UK); Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da Academia de Varejo/UBS, IBEVAR e FIA.

Os interessados no curso deverão passar, obrigatoriamente, por processo seletivo para análise de perfil e formação das turmas, sendo:
  1. Inscrição gratuita;
  2. Análise curricular;
  3. Entrevista (preferencialmente presencial) com a coordenação do curso.

 

Documentos para Matrícula

Para efetivação da matrícula os aprovados deverão ser entregues em cópia simples (frente e verso) com apresentação da via original, os seguintes documentos:

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais preenchido, rubricado e assinado (todas as vias);
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia do Comprovante de Residência (somente cópias das contas de água, luz, gás ou telefone fixo. Não serão aceitos boletos bancários como comprovante de residência);
  • Comprovante pagamento de matrícula.
  • O candidato estrangeiro quando residente no país, deverá apresentar o comprovante de regularidade de sua permanência em território brasileiro, mediante apresentação do RNE, bem como atestar a residência no Brasil através de um endereço fixo.

 

Nota informativa:

A Academia de Varejo se reserva o direito de alterar a data de início de seus cursos, bem como proceder com o cancelamento, caso não sejam atendidos os requisitos mínimos para formação. Aos alunos inscritos, é garantida a devolução dos valores pagos, sem quaisquer correções ou acréscimos. São também reservados os direitos pedagógicos de alteração de conteúdo, sempre em prol do aperfeiçoamento acadêmico das aulas ministradas.

 

Informações através:

Preencha o formulário para receber mais informações e plano de pagamento do curso, ou entre em contato através do telefone (11) 3179-9025.

IBEVAR

IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo

As organizações modernas estão em constante procura por lucratividade e crescimento contínuo. A busca por novos clientes e a retenção e a maximização da rentabilidade dos clientes atuais ganham cada vez mais relevância nas discussões empresariais.

Nesse cenário, em que a competição se apresenta constante, o monitoramento do mercado e a identificação dos fatores de lealdade do consumidor se tornam primordiais, demandando esforços das organizações no entendimento de seus clientes, concorrentes e cadeia como um todo.

Cursos Relacionados

INSCREVA-SE NO PROCESSO SELETIVO

Preencha o formulário abaixo