Objetivo

  • Debater as melhores práticas de prevenção de perdas, de acordo com os principais procedimentos ao longo da cadeia. O curso foi criado por profissionais da área para atender a necessidade de capacitação prática do mercado, com foco no dia a dia do profissional e seu entendimento dos processos diários geradores de perdas.

 

Perfil dos Participantes:

  • Profissionais da área prevenção de perdas, fiscais de loja, gerentes de loja e CD, e demais profissionais envolvidos no dia a dia da prevenção.

Conteúdo Programático

  • Introdução a Cultura de Prevenção de Perdas (EAD)
  • Gestão de Processos
  • Gestão de Pessoas
  • Compras e relacionamento com fornecedor
  • Recebimento CD
  • Armazenamento, separação e expedição
  • Distribuição e transporte
  • Recebimento e depósito em loja
  • Exposição e Área de Vendas
  • Check out e frente de caixa
  • Trocas e devoluções
  • Furto, roubo e aspectos legais
  • Tecnologia aplicada a perdas
  • Ciclo de Inventários
  • Projeto aplicado: Desenvolvimento de uma área de perdas

Aprenda a prevenir suas perdas

Pare de tentar resolver suas perdas com soluções de “curto prazo”. Crie uma inteligência por detrás de cada processo e adquira uma visão estratégica.

curso de Inteligência em Prevenção de Perdas surge para atender a necessidade do mercado de capacitação específica e direcionada aos processos de dia a dia das operações de perdas, com foco no aprendizado das melhores práticas e formação de um “profissional de perdas” qualificado, além dos aspectos básicos de fiscalização. Antecipar as perdas é essencial para uma eficaz operação de varejo e para o atendimento das margens ao longo de toda a cadeia produtiva. O controle de perdas deve ter início por meio de diagnósticos estruturados, com estabelecimento de planos de ação de curto, médio e longo prazo, e constante acompanhamento dos processos. Estes exemplos de melhores práticas só podem ser atingidos com profissionais que se permitam buscar conhecimentos além do seu cotidiano e trabalham o tema de prevenção de perdas com inteligência e estratégia. A troca de experiências com pessoas da área é o que garante a aquisição de conhecimentos aplicados.

Você será capaz de:

Entender os conceitos básicos de perdas e identificar os principais gargalos dentro de sua operação;

Estabelecer processos de controle e ações estruturadas diante da dinâmica de toda a cadeia, com início nos relacionamentos com fornecedor e término no dia a dia de loja e questões pós-venda, como trocas e devoluções;

Transformar suas ações de controle de maneira estratégica, com demonstração do valor monetário envolvido nas suas ações e retorno para a empresa;

Estruturar uma área de prevenção de perdas do seu início e propor ações de melhoria diante de áreas pré-existentes, considerando os principais aspectos e processos envolvidos para esta gestão;

Atuar em conjunto com os demais colaboradores da empresa para a disseminação de uma cultura de prevenção de perdas, com consequente alcance de melhores resultados.

Metodologia do curso

Sendo uma instituição de ensino pensamos que só a abordagem tradicional não é mais o suficiente para uma boa aprendizagem. O varejo é uma escola por si só e é dentro deste ambiente que nos inserimos para garantir a aplicabilidade do aprendizado. Estimulamos aos participantes as trocas de experiência e melhores práticas, por considerar que este ativo que temos em sala é de grande valor e não pode ficar escondido. Participação limitada a profissionais da área, de empresas de diversos segmentos, que possuem o intuito em comum de trocar aprendizado, sendo mediados por professores de mercado. Esta metodologia é o que permeia o curso e tudo aquilo que fazemos.

Certificação

O Certificado de Conclusão de Curso, será emitido pela Faculdade UBS desde que o aluno tenha:
(i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante os padrões exigidos pela Coordenação,
(ii) 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas do Curso
(iii) obtido aprovação no Projeto Aplicativo e Provas (nota mínima 7,0).

Corpo Docente

AAEAAQAAAAAAAAu2AAAAJGU2ZThmMTNkLTVkM2YtNDA0Zi1hMjBiLTk4MjMwZWVjMmZiMAProf. Emerson Freitas – Profissional com 20 anos de experiência em Prevenção de Perdas, Auditoria Interna (Processos e Controles), riscos operacionais, segurança patrimonial, facilites, gestão orçamentária. Experiências em segmentos do varejo esportivo, magazines moda, serviços transporte e farmacêutico. Destaca-se pelo modelo de gestão por processos que visa aderências aos controles, normas e procedimentos. Foco em resultados, análise de riscos, atuante como membro comitê orçamentário.

 

Coordenação Geral

Profª. Patricia Angelo de Castro Cotti – Diretora de conteúdo e coordenadora dos cursos de graduação, pós e em MBA da Academia de Varejo. Diretora Vogal de Conteúdo do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo; Doutoranda e Mestre em Administração com foco em Gestão de Varejo pela FEA/USP; MBA de Varejo pelo PROVAR/FIA; Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários; Extensão em Varejo Europeu – PROVAR/FIA, Grenoble Ecole Management (FR) e Exeter University (UK); Professora dos Cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da Academia de Varejo/UBS, IBEVAR e FIA.

Os interessados no curso deverão passar, obrigatoriamente, por processo seletivo para análise de perfil e formação das turmas, sendo:

  1. Inscrição gratuita;
  2. Análise curricular;
  3. Entrevista (preferencialmente presencial) com a coordenação do curso.

 

Documentos para Matrícula

Para efetivação da matrícula os aprovados deverão ser entregues em cópia simples (frente e verso) com apresentação da via original, os seguintes documentos:

  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais preenchido, rubricado e assinado (todas as vias);
  • Cópia da Cédula de Identidade;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física;
  • Cópia do Comprovante de Residência (somente cópias das contas de água, luz, gás ou telefone fixo. Não serão aceitos boletos bancários como comprovante de residência);
  • Comprovante pagamento de matrícula.
  • O candidato estrangeiro quando residente no país, deverá apresentar o comprovante de regularidade de sua permanência em território brasileiro, mediante apresentação do RNE, bem como atestar a residência no Brasil através de um endereço fixo.

 

Nota informativa:

A Academia de Varejo se reserva o direito de alterar a data de início de seus cursos, bem como proceder com o cancelamento, caso não sejam atendidos os requisitos mínimos para formação. Aos alunos inscritos, é garantida a devolução dos valores pagos, sem quaisquer correções ou acréscimos. São também reservados os direitos pedagógicos de alteração de conteúdo, sempre em prol do aperfeiçoamento acadêmico das aulas ministradas.

 

Informações através:

Preencha o formulário para receber mais informações e plano de pagamento do curso, ou entre em contato através do telefone (11) 3179-9025.

Quem somos:

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) é uma instituição sem fins lucrativos. Fundado em Dezembro de 2009, em São Paulo, por um grupo de profissionais ligados ao mercado de Varejo & Consumo com o propósito de estabelecer um grupo de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito deste mercado.

Pilares:

Conteúdo | Networking | Negócios

Missão:

“Ser uma Instituição que congregue executivo(a)s de varejo, indústria e serviços, promovendo relacionamento profissional e social aos executivos que atuam – direta e indiretamente – no mercado de varejo e consumo no Brasil”.

Iniciativas:

Com o intuito de fomentar o varejo, incentivamos e coordenamos fóruns de discussões focados em áreas específicas do varejo e consumo.

Os fóruns são grupos de discussão abertos ao público e gratuito para varejistas, em que trazemos expertises de diferentes segmentos do varejo para apresentar sobre algum tema relevante. Aqueles que estão presentes compartilham experiências e opiniões, possibilitando uma abordagem sob diversas perspectivas.

Os fóruns trazem assuntos referentes à:

  • Prevenção de Perdas
  • Gestão de Pessoas
  • E-commerce
  • Inovações de Marketing no Varejo

Perdas no Varejo:

Em um mercado competitivo, em que as margens estão cada vez mais apertadas, o entendimento das causas de perdas e o desenvolvimento de políticas de prevenção se faz fundamental na obtenção de resultados sustentáveis.

O IBEVAR, com a colaboração do PROVAR, apoia o Comitê de Prevenção de Perdas no Varejo com uma pesquisa exclusiva (replicada há mais de 14 anos) que serve como pano de fundo para a discussão dos seus participantes.

27/04 – Recebimento de Mercadorias;

05/07 – Fórum de Prevenção de Perdas;

31/10 – Fórum de Prevenção de Perdas;

30/11 – Fórum de Prevenção de Perdas.

 

O Comitê de Prevenção de Perdas foi criado com o intuito de trazer especialistas para ter uma discussão mais profunda sobre este assunto específico do varejo.

Sabemos que já existem diversas estratégias voltadas para a prevenção de perdas e que já são praticadas pelas empresas. Entretanto, tendo como um dos objetivos do IBEVAR promover e desenvolver o Varejo brasileiro, queremos oferecer um ambiente livre para discussões, brainstorming, compartilhamento de problemas e criação de possíveis soluções, além da troca de conhecimento, acontecendo naturalmente.

Cursos Relacionados

Quer Saber Mais?

Tire suas dúvidas
no formulário abaixo