O mercado varejista se caracteriza por ser um mercado de ligação, responsável por fazer o produto chegar às mãos do cliente no tempo que ele quiser, como ele quiser, na quantidade que ele quiser e com a experiência que ele desejar.
Como mercado de ligação, a atuação das pessoas é fundamental, seja na entrega de maiores e melhores experiências, seja na geração da eficiência operacional necessária para o alcance da rentabilidade das operações, cada vez mais enxutas.
Um dos principais desafios do setor é, assim, o treinamento das equipes, principalmente as de loja, dada a rotatividade existente e o perfil desse profissional, nem sempre o mais qualificado. Fazer com que essa equipe entenda as estratégias e posicionamento da empresa é sempre um trabalho constante.
Os varejistas já entenderam a importância da loja como ponto de contato com o consumidor, geração de experiência, engajamento e vendas. A transmissão do conhecimento necessário, entretanto, passa pela aplicação de constantes treinamentos e reforço das comunicações e estratégias, o que por muitas vezes acaba por se mostrar algo custoso e pouco eficiente para a melhora de resultados, dada a metodologia errada de aplicação.
Cada vez mais os treinamentos dessas equipes estão mudando, os tradicionais com cadernos, apostilhas e lousa, já não surtem mais efeitos. Por isso, as empresas estão criando novas formas para transmitir os conhecimentos para seus funcionários de forma mais efetiva. Uma dessas novas técnicas é a Gameficação.
Além de criar dinâmicas divertidas, é preciso pensar no jogo como uma forma de construir um ambiente, no qual o aluno precise tomar decisões e tenha a possibilidade de errar sem gerar nenhum transtorno. A Gameficação busca dar elementos de jogos às ações do cotidiano, como juntar pontos por realizar tarefas ou “passar de nível” ao atingir uma meta. Algumas empresas têm investido nesta prática dentro de seus treinamentos, criando jogos de tabuleiros para incentivar o profissional a conhecer melhor sua área ou games on-line que ajudam a memorizar determinadas informações.
Na palestra da NRF, “O Futuro do treinamento de equipe de Loja”, os palestrantes Anita Johnson, diretora da área de desenvolvimento de pessoas da empresa Altar´d State e Chad Mcintosh, VP, LP e Gerente de Risco da empresa Bloomingdale´s, ambos do ramo de moda, contaram como conseguiram ótimos resultados com essa nova prática de treinamento.
Fonte
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/gamification-no-ambiente-corporativo/
Michelle Bueno
Academia de Varejo
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